quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Apenas uma reflexão...

Que as aulas da especialização me deixam um tanto quanto "na estratosfera", isso quem me conhece sabe que é verdade. Mas hoje a coisa estava para além da estratosfera, se é que se pode dizer isso. Ao mesmo tempo, serviu - esta viagem do nada a algum lugar ainda desconhecido -, para que eu pensasse que lugar é este que estou, e o que estou fazendo para significar minha estada.

Bom, tal momento reflexivo se deu a partir de duas frases - que agora entram para as páginas do meu memorial, sem dúvida -, colocadas propositalmente pelo professor, que diziam o seguinte (longe de mim querer relatar a minha reflexão profunda sobre tais frases, irei me ater a algo mais básico e subjetivo):

"Meu cú é um lobo". Deleuze
"Onde meu cú é um lobo, a ciência é um pau que brocha". Lima Jr.

É engraçado, para uns desconcertante, exótico...Mas em meio aos risos exagerados, contidos, reprimidos e silêncios gritantes, coloquei-me a pensar sobre o que Deleuze tentou/queria despertar nas pessoas que leram/leriam esta frase. 

E trazendo um pouco para o contexto da minha vida, para situação em que me encontro - situação esta que, segundo minha amiga Renata, é periclitante -, penso que o Cú a que Deleuze se refere nada mais é que a sua vida, o sujeito Deleuze no ápice da sua voracidade, querendo tudo e lutando ferozmente por aquilo que almeja e deseja - UM LOBO. Eu digo que, neste momento, o lobo, o meu lobo está perdido em algum lugar que ainda desconheço; o meu cú (aqui entendido como o Ser/Sujeito EU), é um bicho qualquer, que ainda não consegui estabelecer uma relação dentre a relação dos animais conhecidos, mas que fica/estar assistindo as coisas e as pessoas acontecerem/passarem sem aquela força/vontade/coragem de levantar e gritar: EU TAMBÉM VOU EMBARCAR NESSA VIAGEM!!!

É um sentimento de impotência e, ao mesmo tempo, de desespero, perceber o quanto é difícil e doloroso ver o tempo passar sem poder aproveitar com a mesma voracidade de um lobo faminto, as oportunidades oferecidas; é quase a síndrome de Raul Seixas: sentada, com a boca cheia de dentes, esperando a morte chegar". 

É quase um entrar em crise, em meio as crises!! 

Ai... vou ficar por aqui... refletir dói!!!

   

5 comentários:

  1. Passando pra dar um aoi, e agradecer (mega atrasada eu sei, rs!) sua visitinha...
    Um grande beijo e não suma, viu?

    ResponderExcluir
  2. Tem como contextualizar ?! me perco em uma idiossincrasia tão poética quanto de dualidade.  E claro isso é leitura minha colega, a qual "lobo" estamos falando ?  Afinal Lobo animal que penetra a noite e aterroriza  jovens ou o lobo que vem do termo córtex cerebral, separado em seis partes responsável cada um por uma função/atividade de nosso corpo, mente e consequentemente por nossas responsabilidades e reflexões diárias.

    O mais incrível é que as duas opções são validas e trazem ótimas reflexões.
    Vejo que não posso ir além dessa reflexão, mas sobre sua " impotência " e "oportunidades oferecidas" pense assim... não é possível ser bom em tudo, e, em regra, para ser muito bom em algo, temos que compensar sendo bastante ruins em outras coisas, não vamos tentar abraçar o mundo, mas vamos tentar deixa-ló aconchegante. 

    #ficaadica xD 

    Ps. Viajei ai, mas você começou xD

    ResponderExcluir
  3. Continue, continue, gostei... parabéns!
    F.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Visitando pela primeira vez...é... duas letras, te deu um trabalho para postar e para nós refletirmos, nw é?, rsrs
    Parabéns pelo blog...muito bem feito!

    Abraços e boa semana!
    Quando der visite: felisjunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Re...retribuindo visita...se vc gostou do meu blog...seja sincera, rsrs, pq nw Seguiu?? Costumo seguir quem m segue! Pense direitinho, rsrs
    Boa semana!

    ResponderExcluir