sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Qual é o papel do professor???

Essa foi a pergunta do dia: Qual é o papel do professor?- essa pergunta foi feita a professora hoje por uma aluna durante a aula de encerramento do semestre; mais ou menos uma D.R -.
Quando eu ouvi isso fiquei preocupada; principalmente pela respostas que poderia sair.
Mas ouvi atentamente e achei que foi sábia, a resposta.
A pessoa que fez a pergunta, completou dizendo que para ela o professor precisa ser comprometido; precisa ter um compromisso com a educação; que ela acreditava nisso. E de quebra perguntou a professora - a mesma que foi questionada sobre o papel do professor - se ela se achava uma professora comprometida.
Ai meu figado! Fiquei tensa!
Quem está lendo deve saber de que professora se trata, ou pelo menos imagina.
Na hora de ouvir a resposta, eu quase não respirava. Já sabia que coisa grande vinha por ai.
Realmente, foi um tapa com luva de pelica a resposta, principalmente quando a professora disse que se considerava SIM, uma professora comprometida.
Abre parenteses: Vamos e convenhamos, a pessoa pode ter todos os defeitos, pode ser um pouco doidinha, mas comprometida com o que faz isso eu tenho que dá meu braço a torçer e reconhecer que é mesmo. Fecha parenteses
Só não transcrevo a resposta, pq não dá. A emoção de estar presente ouvindo aquilo foi maior e mais significativa que qualquer coisa que eu resolva transcrever aqui.
Mas vamos seguir que tem mais.
O desabafo continuou. Todo mundo falando o que queria, o que vinha na mente, sem se preocupar com a resposta. Esqueceram que para toda ação, tem uma reação! QUE PENA!!
Então, resolveram perguntar a professora, esperando ouvir aquilo que eles tinham certeza que ela iria dizer, se ela achava que tinha orientado o seminario - tow sem saco pra explicar como chegou na conversa do seminario-.
Velho, se tivesse um espelho na minha frente; se eu pudesse ter visto meu rosto nessa hora, eu diria que eu tinha ficado branca de nervoso. Pra que peste esse povo foi perguntar aquilo?
Não sei se é pq eu ja conheço a pessoa ( a professora) e ja suspeitava que a resposta seria mara, mas a verdade é que eu fiquei nervosa mesmo.
Pensei: é agora que o bicho vai pegar?
Acho que elas não estavam preparadas para ouvir a resposta; eu acho que nem eu estava esperando aquela resposta. Fiquei muito apreensiva.Parecia que era eu a interrogada.
Resposta: Não. Eu não acho que orientei. Alias, eu não oriento o seminario. Não orientei esse, nem os outros que fiz nas outras turmas. Eu não oriento especificamente para o seminario. A orientação é processual.
DESARMOU TODO MUNDO!!!!
Pense nas caras de tacho que ficaram. Tava todo mundo esperando que ela falasse que orientou sim, pra cairem matando.
Mas eles resolveram brigar com a pessoa errada. COITADOS!
Digo coitados, pq ja estive na mesma situação que eles estavam hoje. Ainda bem que as pessoas mudam!! Ai ai...
Só mais uma ressalva que preciso deixar registrada para rememorar futuramente. Na verdade é um comentario que deveria ter feito na hora, mas preferir me calar por ter ficado tão surpresa.
Durante a D.R. - se é que se pode considerar aquilo como D.R. - , uma criatura AFIRMOU que a professora não dava aula. Não é a primeira vez que dizem isso.
Fiquei preocupada com o que eu ouvi. Se não tivesse ficado tão surpresa teria feito alguns questinamentos a pessoa que fez a afirmação.
Como, o que ela considerava como aula? Dar aula seria estar presente na sala? Ou seria a questão dos conteudos?
Na verdade essa é uma indagação que faço a mim mesma. Se considerarmos dar aula como o estar presente na sala de aula, isso ocorreu. Ou se considerarmos dar aula como o passar dos conteudos, isso também aconteceu.
Então por que cargas d'agua a criatura afirmou que a professora não dava aula?
Que eu me lembre, toda quarta-feira eu acorda cedo e saia de casa dizendo a minha mãe que eu estava indo para faculdade. Se ela ouvi uma miseria dessa, vai achar que eu passei quase 4 meses saindo de casa toda quarta de manha pra ir pra qualquer outro lugar, menos pra faculdade.
Será que realmente não teve aula e eu que fantasiei tudo isso? Fantasiei que tinha aula?
SERÁ?
Pena que essa fantasia custou caro. Pq o dinheiro que eu gastei com almoço e transporte não foi fantasia não. Foi real e muito real.
Agora voltamos pra onde tudo começou - claro pra quem sabe do quê eu estou falando -.
O OUTRO CONTINUA SENDO A FONTE DE TODO MAL!
É incrivel como as coisas no inicio vc não entende, mas no final começam a fazer sentido!
Não é muito mais facil reconhecermos que estamos errados, ao invés de culparmos o outro pelas nossas mancadas?
Talvez sim; talvez não.
Colocar a culpa no outro é muito mais confortavel. Talvez por isso nos julgamos no direito de nos isentarmos das consequências dos nossos atos!
"Somos donos de nossos atos, mas não somos donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos [...]" Rubem Alves
Vou ficar por aqui; ja escrevi demais.
Vou guardar um pouco desse meu lado "filósofa" para um outro post.
Eu tow que tow,viu?kkkkkkkk...
Como já é de costume: CORUJAS,BJO!!!
KKKKKKKKKKKKKK....

Um comentário:

  1. 02, mais detalhes! rs
    Não sei pq vc sempre esquece deles... e me deixa curiosa!

    Q pena q essa galera naum vai pegar outra matéria com ela, se naum iria ter mais tempo de conhecê-la melhor, o q faz toooda a diferença!

    ResponderExcluir